quarta-feira, 27 de junho de 2018

Desafio 30 dias: alcance as suas metas, crie novos hábitos

Pense por vinte segundos em algo que sempre desejou fazer ou experimentar e estabeleça um novo objetivo. Torne-o um desafio 30 dias. Que novos desafios gostaria de empreender mas nunca decidiu ou arriscou fazê-lo?

Prepare tudo e experimente colocar o seu desafio em prática por 30 dias, como sugere Matt Cutts, engenheiro na Google.

Na sua palestra Ted Talk, Matt Cutts propõe um método simples de estabelecer novos objetivos e alcançar metas a que chamou: desafio 30 dias.

Parece que o tempo necessário para se criar um novo hábito ou perder um antigo são cerca de 30 dias. É uma proposta tentadora. Passa por começar com pequenas alterações, preferencialmente sustentáveis para que sejam possíveis de continuar ao longo dos dias, sendo muito mais provável que assim se criem novos hábitos e permaneçam. Divertidamente, este engenheiro da Google, conta como correu um dos seus desafios de 30 dias, quando decidiu desistir de adicionar açúcar diariamente.

Assista ao vídeo apresentado pela TED, um brilhante projeto educativo global.

O conteúdo Desafio 30 dias: alcance as suas metas, crie novos hábitos aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.



from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2KdfYqE
via IFTTT

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Renovação de células novas do cérebro: o yoga pode ajudar?

O yoga pode ajudar na renovação de células novas do cérebro?

Durante mais de uma década, várias pesquisas mostraram que o cérebro é capaz de realizar sempre novas conexões ou neuroplasticidade.

E na terceira idade também haverá essa possibilidade, de produzir novas células ou novos neurónios?

Um estudo publicado na revista científica Cell Stem Cell divulgou que os cérebros envelhecidos tem capacidade para gerar novas células, sugerindo mesmo que pessoas idosas podem manter o cérebro ativo ao nível emocional e cognitivo.

As pesquisas realizadas na Universidade de Columbia em Nova Iorque, mostraram evidências de que idosos saudáveis podem produzir tantas células novas como os jovens. E neste processo, o yoga é bem capaz de ajudar.
A equipa de investigadores do Instituto Psiquiátrico dessa universidade examinou o hipocampo de 28 indivíduos saudáveis, com idades entre os 14 e os 79 anos, que morreram de forma súbita. Estes indivíduos não tinham comprometimento cognitivo prévio, nem historial de depressão, nem uso de antidepressivos, já que estes fatores podem inibir a formação de novas células cerebrais. Os cérebros foram examinados e procuraram-se neurónios recém-formados. Também analisaram se havia diferenças nos vasos sanguíneos dos indivíduos mais jovens relativamente aos mais velhos.

Este estudo permitiu concluir que não há evidência de declínio do número de células cerebrais com a idade. Mas, uma diferença importante foi detetada entre os cérebros de indivíduos mais jovens e mais velhos. Os adultos mais velhos tinham menos vasos sanguíneos novos no cérebro, e possuíam menos grupos de células, que se podem diferenciar e regenerar de maneira flexível. Isso pode significar que cérebros mais velhos são cognitivamente e emocionalmente menos resilientes, o que pode potencialmente explicar alguns declínios na função cognitiva visíveis com a idade. De facto, outras pesquisas anteriores mostraram que o hipocampo é particularmente vulnerável, aos efeitos do stress prolongado, ao longo da vida. No entanto, o estudo não examinou o impacto dos fatores do estilo de vida na renovação de novas do cérebro ao nível do hipocampo. O envolvimento em atividades saudáveis pode contribuir no crescimento celular, sobretudo em adultos mais velhos.

Há estudos a indicar que praticar yoga e meditação contribuem para o aumento do volume do hipocampo em adultos de meia-idade e idosos. Há também evidências de que a prática regular de yoga pode melhorar a função executiva.

Um outro estudo publicado na revista Biological Psychology, reuniu uma amostra de 118 idosos sedentários (média de idades de 62 anos). Um grupo de 61 indivíduos participou em aulas de Hatha yoga e outro grupo com 57 participantes realizou aulas de alongamento, três vezes por semana durante oito semanas. No final, os participantes das aulas de Hatha yoga apresentaram uma melhoria significativa ao nível da memória, da flexibilidade, da função cognitiva e executiva em comparação com o grupo que praticou apenas alongamentos.

O yoga ao integrar movimento físico e maior consciência da respiração e da concentração pode facilitar a comunicação neural e a integração do processamento cognitivo entre cérebro e corpo. Esta capacidade de integrar mente e corpo na concentração, na autoconsciência e na autorregulação, ajuda a explicar por que o yoga e a meditação podem melhorar as capacidades cognitivas e influenciar as redes cerebrais relacionadas.

Fonte de informação:Texto adaptado de https://www.yogauonline.com/yoga-practice-tips-and-inspiration/aging-brains-keep-producing-new-cells-research-finds?inf_contact_key=c2bc5e92cb684df7128f0b29dbe1043b7af6049e2c6beb8aa06804378b1cfe4b. Consulta da referencia: Boldrini, M., Fulmore, C. A., Tartt, A. N., Simeon, L. R., Pavlova, I., Poposka, V., … & Hen, R. (2018). Human hippocampal neurogenesis persists throughout aging. Cell Stem Cell22(4), 589-599.

O conteúdo Renovação de células novas do cérebro: o yoga pode ajudar? aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.



from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2ybLpMs
via IFTTT

terça-feira, 12 de junho de 2018

Assistente virtual Blink: avisos específicos para criar novos hábitos

O assistente virtual Blink foi concebido para emitir notificações, escolhidas por si, ajudando-o na organização diária, para o motivar, por exemplo, a desenvolver novos hábitos.

Hábitos são comportamentos de rotina que executamos automaticamente, sem pensar, de modo repetido e inconsciente. Os psicólogos Townsend e Bever explicam que “Na maioria das vezes, o que fazemos é o que fazemos a maior parte do tempo. Às vezes, fazemos algo novo”. Quer isto dizer que criar novos hábitos é mais fácil dizê-lo que fazê-lo.

O primeiro aspeto decisivo na formação de um novo hábito é a repetição. Um novo comportamento torna-se um hábito, simplesmente repetindo-o as vezes suficientes, todos os dias. E subitamente, esse hábito é parte de si.

Um novo comportamento e a sua repetição para ser promovido a hábito, pode necessitar de uma ajuda extra: um aviso, uma notificação para manter a motivação.
O assistente virtual Blink, pode ser programado facilmente, com uma lista de avisos organizada por si, para que receba notificações no horário que definiu. Por exemplo, programe um aviso específico como “beber água às 10h30m” ou “comer uma peça de fruta às 16h”. Todos os dias passará a receber essas notificações, através do telemóvel, ajudando a recordar e a implementar os novos hábitos.

O assistente virtual Blink não é uma aplicação, por isso não é necessário descarregar ou fazer download, basta usar o messenger.

Veja o vídeo e consulte a página para saber mais sobre como organizar a sua lista de notificações.

Referências: Wood, W., & Neal, D. T. (2007). A new look at habits and the habit-goal interface. Psychological review114(4), 843.; https://ift.tt/2uXpiUB

O conteúdo Assistente virtual Blink: avisos específicos para criar novos hábitos aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.



from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2Mms9i7
via IFTTT

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Dez recomendações para a prevenção do cancro

O American Institute for Cancer Research (AICR) publicou dez recomendações para a prevenção do cancro, as quais são o resultado de muitos anos de estudo, sendo suportadas por forte evidência científica. Tratam-se de medidas simples relacionadas com o estilo de vida, em que a Nutrição, não sendo a única resposta, é parte da mesma.

As dez recomendações para a prevenção do cancro são as seguintes:

1-      Atingir e manter um peso saudável
Evite ganhar peso ao longo da vida adulta

2-      Ser fisicamente ativo
Caminhe mais ao longo do dia e esteja menos tempo sentado

3-      Limitar o consumo de açúcar e bebidas açucaradas
Beba sobretudo água e bebidas sem adição de açúcares

4-      Limitar o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas
Consuma quantidades moderadas de carnes vermelhas como carne de suíno, bovino e ovino.

5-      Optar por uma alimentação rica em cereais integrais, leguminosas, hortícolas e fruta
Integre estes alimentos em maiores quantidades na alimentação diária

6-      Limitar o consumo de bebidas alcoólicas
Para prevenir o cancro, é melhor não consumir bebidas com álcool

7-      Limitar o consumo de fast food e de outros alimentos processados e excessivos em gorduras, amidos e açúcares
Limite ao máximo estes produtos alimentares para controlar a ingestão calórica e manter um peso saudável

8-      Não usar suplementos para prevenção do cancro
Opte por atingir as suas necessidades nutricionais através da alimentação

9-      Para as mães: amamentar os filhos, se puder
A amamentação é benefica para mãe e filho

10-  Após o diagnóstico de cancro, seguir as recomendações dos profissionais de saúde, se puder
Esclareça todas as questões com a equipa médica

Adicionalmente, não fumar e evitar a exposição ao tabaco e o excesso de sol, são também importantes para reduzir o risco de cancro.

Seguir estas recomendações leva, também, a uma redução do consumo de sal, de gorduras saturadas e gorduras trans.
Estas orientações são importantes, não só para a prevenção do cancro, como também nas doenças cardiovasculares.

O conteúdo Dez recomendações para a prevenção do cancro aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.



from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2Jrv4En
via IFTTT

terça-feira, 5 de junho de 2018

Pedaço de terra: uma quinta para dentro da sala de aula

Pedaço de Terra é um kit de jardinagem criado pela Direção Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia.  O objetivo é impulsionar a sensibilização nas escolas de toda a Europa da importância de uma quinta.

Compreender de onde vêm os alimentos que consumimos é um requisito fundamental para adotar uma alimentação saudável. Por vezes não parece, mas “a agricultura está no centro das nossas vidas”. No entanto, a maior parte dos alimentos que consumimos não provêm de uma agricultura consciente e orgânica.

O kit Pedaço de Terra fornece uma brochura de instruções, sementes e outros elementos multifunções para levar literalmente a quinta para dentro da sala de aula. Este kit serve para ser utilizado como parte integrante das aulas, mostrando aos alunos a origem dos alimentos e de onde provêm. Ajuda a apresentar tópicos e temas de segurança alimentar, de sustentabilidade ambiental e sobre o bem-estar dos animais e a saúde.

O kit é composto por material pedagógico para apoiar os professores, para que possam proporcionar aos seus alunos ferramentas e atividades diversificadas e complementares na abordagem de três temas: alimentação, ambiente e zonas rurais. Cada módulo apresenta uma introdução, para os professores, com objetivos e ligações para todos os recursos; fichas de trabalho para facilitar as atividades; e um plano de projeto, para os alunos desenvolverem uma atividade intercurricular subordinada a um tema. O kit apresenta, ainda, uma aula a título de exemplo e um vídeo que introduz o tema da agricultura europeia de forma bem divertida.

Voltamos a lembrar: as crianças que aprendem a cultivar os seus próprios alimentos são mais propensas a comer fruta e legumes, apreciam os alimentos frescos e expressam um maior interesse por estes alimentos. Não podemos esquecer que a educação ambiental e as experiências ao ar livre ajudam as crianças a ganhar respeito pelos seres vivos, estimulam a curiosidade e proporcionam experiências de vida significativas.

Como pode solicitar o kit Pedaço de Terra ?
É necessário preencher um formulário online, que pode encontrar aqui. O kit ainda não está disponível em Portugal, contudo há informações sobre como encomendar e dá acesso a um guia para professores, onde também encontra este vídeo de animação.

Fonte de informação: https://ift.tt/2LX0sw5

 

O conteúdo Pedaço de terra: uma quinta para dentro da sala de aula aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.



from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2JjaC8P
via IFTTT