O transportador de zinco ZnT2 é fundamental para garantir a qualidade e quantidade do leite materno, de acordo com uma pesquisa recente acerca da produção de leite pela glândula mamária.
O transportador de zinco ZnT2 transporta zinco para as células epiteliais secretoras da glândula mamária e é fundamental para a quantidade de zinco presente durante a lactação. Este transportador, leva o zinco para a mitocôndria, mas também tem atividade nas células não lactantes e não secretoras da glândula mamária, o que demonstra a importância deste transportador na biologia normal da glândula mamária.
O estudo inicial feito em ratos, mostrou que na ausência do transportador ZnT2 os ratos desenvolviam defeitos na arquitectura e na função das células epiteliais secretoras da glândula mamária, incluindo alvéolos desorganizados. A falta do transportador de zinco reduziu o volume de leite e a quantidade de zinco presente, bem como o conteúdo em proteína, gordura e lactose comparado com o grupo em que o transportador estava presente.
Mais tarde, num estudo em humanos, Shannon L. Kelleher e os colegas comprovaram que o ZnT2 é fundamental para a secreção de zinco no leite materno e as mulheres que possuem mutação no gene que codifica para o ZnT2 têm substancialmente menor nível de zinco no leite provocando deficiência severa de zinco nos bebés exclusivamente amamentados. Crianças que não tenham níveis de zinco adequados têm risco imunológico aumentado e problemas no desenvolvimento.
Os autores assumem que serão necessários mais estudos para perceber como a variação genética do transportador afeta os níveis de zinco no leite e o funcionamento da glândula mamária. No entanto, estes achados foram importantes para identificar crianças em risco de deficiência em zinco muito antes de virem a tê-la, bem como na identificação das mulheres com maior dificuldade em amamentar.
The post Transportador de zinco ZnT2 para a produção de leite materno appeared first on Stop Cancer Portugal.
from Stop Cancer Portugal http://ift.tt/251Y6PR
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário