Chama-se núcleo supraquismático e é o seu relógio interno central. Comanda o ritmo circadiano, cuidadosamente calibrado para lidar com 12 horas de luz solar e 12 horas de escuridão, o ritmo natural da nossa espécie.
É uma pequena estrutura cerebral, com cerca de 50 mil células, alojada dentro do hipotálamo e adapta a nossa fisiologia às diferentes fases do dia.
O relógio biológico determina quando nos devemos sentir cansados, quando devemos estar em alerta, quando devemos ter fome. Também define tarefas noturnas de limpeza celular e de reparação do ADN.
Milhões de indivíduos em todo o mundo não obtém um sono regenerador para uma função metabólica saudável. O sono de má qualidade, o sono em atraso ou outras perturbações do sono comprometem diferentes aspetos da fisiologia complexa imprescindíveis para a regeneração do corpo humano.
Há evidências científicas, em modelos animais e humanos, robustas a sugerir que a desregulação do relógio biológico e o descontrolo do ritmo circadiano contribuem para o ganho de peso, para a obesidade e para uma saúde metabólica prejudicial.
Estão, agora, desvendados os mecanismos moleculares que controlam o relógio biológico interno e os ritmos circadianos por três americanos, Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina 2017.
“O sono é vital para a função cerebral normal e a disfunção circadiana tem sido associada a perturbações do sono como a depressão, o transtorno bipolar, a função cognitiva, a formação de memória e algumas doenças neurológicas. Em casos raros, os distúrbios da fase do sono são devidos a mutações nos genes do relógio circadiano resultando em ciclos de sono-vigília avançados ou atrasados. Estudos indicaram que a desregulação crónica entre o nosso estilo de vida e o ritmo ditado pelo nosso relógio circadiano endógeno pode estar associado ao risco aumentado de várias doenças, incluindo o cancro, as doenças neurodegenerativas, os distúrbios metabólicos e a inflamação.”, adianta o documento publicado pelo comité do Nobel do Instituto Karolinska. Estas descobertas têm implicações profundas no nosso bem-estar e na vida quotidiana.
Está na hora de acertar o seu relógio biológico!
The post Ritmo circadiano: respeite os horários do seu relógio biológico appeared first on Stop Cancer Portugal.
from Stop Cancer Portugal http://ift.tt/2xYTOkv
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário