
O consumo elevado de alimentos de origem vegetal parece trazer vantagens na prevenção de diversas doenças crónicas. A obesidade e o excesso de peso são fatores de risco para estas doenças. Por isso, poderá uma dieta vegetariana ajudar a preveni-las?
Alguns estudos propuseram-se a analisar esta relação e verificaram que as pessoas que adotaram uma dieta vegetariana tinham tendencialmente um índice de massa corporal (IMC) mais baixo e as pessoas que seguiam dietas vegetarianas/veganas, perdiam mais peso que pessoas a seguir dietas não vegetarianas. Verificaram também que a diferença de peso entre os dois grupos diminuía ao longo do tempo.
Os benefícios das dietas vegetarianas são associados à elevada ingestão de cereais integrais, fruta e vegetais, o que se traduz numa elevada ingestão de fibra, vitaminas, minerais, compostos fitoquímicos e antioxidantes.
Outros padrões alimentares caracterizados pela elevada ingestão de alimentos de origem vegetal, como é o caso da dieta mediterrânica, também já mostraram extensamente benefícios na prevenção de diversas doenças crónicas. Parece assim que os benefícios se encontram na elevada ingestão de alimentos de origem vegetal, independentemente do padrão alimentar em que se enquadra.
As conclusões destes estudos mostraram que as dietas vegetarianas podem trazer vantagens. É no entanto, importante reforçar que os benefícios surgem quando as dietas são bem planeadas, assegurando as necessidades nutricionais individuais e associadas a estilos de vida saudáveis.
Uma dieta vegetariana com ingestão elevada de alimentos processados, mesmo que “aptos para vegetarianos”, poderá contribuir para a elevada ingestão de alimentos com um perfil nutricional menos interessante, anulando os seus benefícios.
Para aprofundar um pouco mais a leitura sobre o padrão alimentar vegetariano, leia o artigo que publicámos em janeiro.
O conteúdo Alimentos de origem vegetal e as doenças crónicas aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.
from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2EjnlrP
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário