
As sementes de sésamo são pequenas, ovais e planas e a sua escala de cor pode ir do branco-creme ao preto-carvão; é comum encontrar sementes de sésamo brancas, cremes, castanho-claro, castanho-escuro, cinzentas e pretas.
Mais do que nunca a alimentação diária é pautada pela introdução de “novos alimentos”, provenientes de várias partes do mundo. As sementes oleaginosas passaram a fazer parte de diversas preparações alimentares.
Provenientes da Índia, estas sementes têm um perfil nutricional apelativo. Em 100 g de sementes conseguimos aceder a 22,1 g de proteínas, 5,5 g de fibras alimentares e 55 g de ácidos gordos totais: 24 g são ácidos gordos polinsaturados e 23,8 g ácido linoleico.
Das vitaminas relevam-se as do complexo B, existindo 4,9 mg de vitamina B3 ou niacina, 0,89 mg de vitamina B1 ou tiamina e 0,45 mg de vitamina B6 ou piridoxina, por 100 g de sementes. E os minerais presentes em maior quantidade são: fósforo (720 mg/ 100 g), cálcio (670 mg/100g), potássio (570 mg /100 g) e magnésio (370 mg / 100g).
Nas sementes de sésamo estão presentes os lignanos, um grupo de fitosteróis pertencentes à grande família dos polifenóis, com dois principais: sesomina e sesamolina. Estes compostos fenólicos conferem a estas sementes um potencial papel na prevenção de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas, arteriosclerose. Quando acrescentamos estas sementes às nossas refeições, juntamos uma fonte natural destas substâncias protetoras, que podem atuar em processos anti-inflamatórios, anticancerígenos e de anti-envelhecimento.
Em medidas caseiras, uma colher de sopa é a dose recomendada para obter os benefícios nutricionais das sementes de sésamo e pode adicioná-las em saladas, cereais artesanais de pequeno-almoço, papas caseiras, batidos e também fazem um bom ingrediente para incluir nos pães caseiros.
O conteúdo Sementes de sésamo: uma colher de sopa para proteger aparece primeiro em Stop Cancer Portugal.
from Stop Cancer Portugal https://ift.tt/2M8LKDx
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário